O pediatra é o médico especializado em cuidar das crianças, desde o período pré-natal até a adolescência. A orientação pediátrica é importante para cuidar da saúde em todos os seus aspectos: alimentação, crescimento, desenvolvimento, comportamento, doenças e, sobretudo, prevenção, identificando eventuais problemas desde cedo.

Atualmente, os pediatras estão assumindo uma tarefa complexa e desafiadora, a de promover futuros adultos que possivelmente chegarão aos cem anos, com garantia de uma boa qualidade de vida, que lhe resultará em uma velhice saudável. É sabido que nas quatro fases de desenvolvimento e crescimento da criança (período intrauterino, lactância, infância e adolescência), os estímulos e fatores ambientais poderão trazer consequências para a fase adulta – um exemplo claro disso é o crescente aumento da obesidade infantil e suas complicações como diabetes, doenças cardiovasculares e dislipidemia. A criança, em todas as idades, é muito sensível aos fatores do meio ambiente. O clima, a moradia, o vestuário e a higiene são de grande importância para o seu desenvolvimento físico. Do mesmo modo, o nível cultural do meio em que se desenvolve e a educação que recebe influem muito sobre seu desenvolvimento psicológico.

Talvez a palavra chave na pediatria seja confiança. O pediatra é com quem os pais contam para se sentirem acolhidos em suas dúvidas e anseios, desde os primeiros momentos da vida de seus filhos, sendo um parceiro no desenvolvimento da criança e do adolescente. Mais do que qualquer outra especialidade da medicina, a construção de um vínculo sólido com a família e a compreensão do paciente como um todo e também parte do meio em que vive é essencial para o sucesso dessa relação.

Resumindo, o acompanhamento pediátrico não se resume mais a apenas fazer diagnósticos das doenças. O pediatra atual tem investido na prevenção das doenças dos adultos, promoção de hábitos saudáveis e monitoramento da criança em sua integridade física e mental. Assim sendo, fica fácil concluir a importância do acompanhamento com seu pediatra para que seu filho tenha um desenvolvimento normal e sadio.