Quer curtir o Carnaval 2017 junto com as crianças? Não tem problema! É só manter a atenção em alguns cuidados essenciais para garantir que a folia e brincadeira não causem nenhum tipo de risco à saúde e segurança dos pequenos.

De acordo com a pediatra de São Paulo, Dra. Maju Carvalho, é necessário que os pais e responsáveis fiquem bastante atentos às roupas e fantasias, maquiagem e spray de espuma, além de redobrar a atenção com a alimentação e hidratação das crianças nesses dias. Confira abaixo algumas dicas:

Fantasias

“As fantasias carnavalescas infantis devem ser feitas de tecidos leves e, preferencialmente de algodão, já que o carnaval acontece durante o verão e o calor excessivo pode provocar brotoejas, geralmente causadas pelo excesso de suor”, explica a pediatra.  Além disso, é preciso tomar certo cuidado com confetes, lantejoulas e outras peças pequenas que possam se soltar e ser aspiradas ou engolidas acidentalmente pela criança, provocando engasgo ou asfixia.

Tintas e maquiagem e spray de espuma

É essencial que as tintas e maquiagens que forem utilizadas sejam fabricadas especialmente para as crianças. “Produtos não apropriados para o público infantil podem causar dermatite irritativa, uma alergia que deixa a pele seca, vermelha e áspera, geralmente causando dor e coceira”, complementa a especialista.

Já com os sprays de espuma o cuidado deve ser ainda maior, já que podem causar alergia e serem aspirados acidentalmente. “Antes de deixar as crianças brincarem os sprays de espuma, verifique no rótulo se o produto é hipoalérgico e aprovado pela Anvisa”, alerta a especialista.

Alimentação e hidratação

Além de água fresca, sucos naturais e água de coco é necessário ficar atento a alimentação dos pequenos. Antes de sair para aproveitar a folia leve um lanche rápido, como biscoitos e frutas na bolsa.